
O embaixador da Áustria no Brasil, Stefan Scholz, se reuniu com o governador Rafael Fonteles (PT-PI), na tarde de segunda-feira (19), no Palácio de Karnak. A embaixatriz Angelika Scholz e a primeira-dama, Isabel Fonteles, também participaram do encontro.
A reunião serviu para discutir o projeto de construção do parque de produção de hidrogênio verde na cidade de Parnaíba (PI), no litoral piauiense. O embaixador Stefan Scholz reconheceu as potencialidades do estado para a geração de energia limpa e a utilização de recursos renováveis.
“A Áustria possui investimentos no Brasil, mas todos se concentram na região sul e sudeste. Mas vejo que o Piauí e o Nordeste possuem várias potencialidades, principalmente, na geração de energia e combustível limpo”, apontou.
Em 2023, a União Europeia anunciou o investimento de 2 bilhões de euros na geração de combustível limpo no Brasil. O parque de produção de hidrogênio verde será contemplado na ação.
“O Piauí possui todas as potencialidades para geração de energia limpa, com sol e vento o ano inteiro, além de uma energia mais acessível em comparação a outros mercados”, enfatizou o governador Rafael Fonteles.
Stefan Scholz e a embaixatriz Angelika Scholz também visitaram o escritório do programa Pacto pelas Crianças, coordenado pela primeira-ministra Isabel Fonteles.
“Em menos de um ano, todas as nossas ações propostas nas áreas da educação, saúde e assistência social já estão sendo implementadas. Novos desafios estão vindo. Em 2025 e 2026 será o biênio da primeira infância no mundo”, disse a primeira-dama.