
Inspirada nos santos juninos, a Arquidiocese de Teresina, por meio da Ação Social Arquidiocesana (ASA), promoveu nesta sexta-feira, dia 1º de março, o lançamento oficial da 29ª Caminhada da Fraternidade (CF), reunindo no Centro Pastoral Paulo VI os profissionais da imprensa, voluntários e parceiros que colaboram para o fortalecimento das ações sociais promovidas pela Igreja.
A identidade visual do evento para este ano foi inspirada nas festividades juninas, com destaque para o Sagrado Coração de Jesus ornado por pássaros, simbolizando a conexão entre espiritualidade e cultura. Com uma linguagem artística que resgata elementos e técnicas regionais, a identidade dialoga com o sagrado e o popular com fluidez.
“Santo Antônio, que é uma de nossas inspirações para esse ano, nos ilumina em nossa caminhada com o brilho do amor e da união, independente de crenças e origens. Já São João nos inspira a acender a fogueira da alegria. São Pedro nos incentiva a acender a fogueira da solidariedade construindo pontes e acolhendo a todos com o coração”, explicou a coordenadora Emília Nunes.
No evento de lançamento foi apresentada toda a campanha publicitária da 29ª Caminhada da Fraternidade, produzida de forma voluntária pela S/A Propaganda. A publicitária Luri Almeida, destacou que o processo de desenvolvimento da arte da Caminhada foi um desafio.
“Padre Chiquinho já chegou com essa ideia, porque em 29 anos nunca teve nada relacionado às festividades juninas. Foi um desafio que se transformou em algo lindo”.
Padre Tony Batista, um dos idealizadores da iniciativa, afirma que Caminhada faz um apelo para que os cristãos atendam ao chamado de Jesus, acendendo a chama do amor, da compaixão e da solidariedade em seus corações.
“A Caminhada traz as pessoas para participar, pois quem nos salva é o amor ao próximo. Não existe uma categoria para diferenciarmos o próximo, pois somos nós quem devemos nos aproximar. Quem ama não tem sossego, por isso, precisamos participar desse grande ato de amor e solidariedade”, disse o sacerdote.
O arcebispo de Teresina, destaca que esta temática se relaciona com os valores cristãos através da fé que age pela caridade. Segundo ele, o tema, que remete a uma música popular, diz muito sobre a fé e o Tempo Quaresmal.
“Deus aquece o nosso coração com o dom da fé, e um coração aquecido por seu amor sai impulsionado a agir pela caridade de forma operante. Uma fé sem obras é morta, então precisamos dos dois pilares: a oração e a ação, tal como somos estimulados a viver a partir da proposta deste tempo quaresmal”, explicou.
Dom Juarez ainda aproveitou para relembrar que a Caminhada da Fraternidade também dá extensão a Campanha da Fraternidade, que são projetos distintos.
“Às vezes, alguns fiéis acabam confundindo esses dois projetos. A Campanha já está sendo vivenciada e vai se estender até a Caminhada que está sendo preparada, e terá seu momento auge no mês de junho, quando nos encontraremos como irmãos e irmãs e iremos caminhar de encontro ao outro”, completou o arcebispo.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!