12 de julho de 2025

Cardiologista dá dicas de como se preparar para Corrida de Rua

Andressa Lopes

Publicado em 02/03/2024 11:00

Compartilhe:

 

 

Circuito Clube – Corrida de Rua 2023 (Foto: Carlienne Carpaso)

A 12ª edição do Circuito Clube de Corridas, vai ocorrer no dia 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador, e poderão participar o público de forma geral, como crianças e idosos, por ser considerada um esporte de alta intensidade, exigindo do atleta, tanto iniciante quanto profissional, uma preparação física adequada, o cardiologista Dr. Jorcelano Sousa, deu dicas de como se preparar de forma correta e saudável para o Circuito, e alertou sobre os riscos físicos se feita de forma inadequada.

Segundo o médico, o coração humano bate, em média por dia, 120 a 130 mil vezes, e em condições normais, a nossa frequência cardíaca é de 60 a 100 batimentos por minuto, mas durante uma atividade física intensa, como a corrida, essa frequência pode chegar a 140, 150 batimentos.

“É normal que a pressão arterial esteja em níveis mais elevados durante a atividade física, e nesse momento, se houver alguma doença de base, algum facilitador para doenças cardíacas, o risco aumenta. É importante a orientação de um educador físico que vai conhecer os seus limites e promover esse avanço da intensidade da atividade física para que você sempre esteja dentro de níveis seguros” contou o cardiologista.

Com isso, é eminente o risco de infarto em quem possui problemas cardiovasculares, por exemplo, e é recomendado que o corredor passe por uma avaliação médica, seguida da avaliação multiprofissional com nutricionista e educador físico.

“Pessoas com problemas no coração, pressão alta, diabete, colesterol alto, quem fuma, quem é obeso, quem é sedentário, quem tem história na família, quem dorme pouco, quem tem estresse, possuem o fator de risco para infarto” alertou o Dr. Jorcelano.

Contudo, se feita de forma equilibrada e com orientação, a atividade física ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, previne a diabete, e aumenta o nível do HDL, que é o colesterol bom, promovendo a circulação do coração, do cérebro e de todos os órgãos, diminui o LDL, que é o colesterol ruim, diminui a obesidade e melhora também sintomas de ansiedade e depressão.

“Então, a atividade física vai muito além dos benefícios para o corpo, e feita da maneira correta, é um procedimento seguro e necessário. É preciso 30 a 40 minutos, pelo menos, diários de uma atividade física controlada” finalizou o médico.

Leia também: