12 de julho de 2025

Inseto no ouvido: o que fazer? médico cita recomendações

Isadora Cavalcante

Publicado em 02/03/2024 18:00

Compartilhe:

Inseto dentro do ouvido – Foto: Divulgação

Insetos dentro do ouvido? Pode até parecer estranho, mas é mais comum do que se imagina. Somente no ano de 2023, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) registrou 8.663 procedimentos de otorrinolaringologia envolvendo dores no ouvido e na garganta, incluindo a presença de corpo estranho (objeto e/ou inseto).

Sobre o assunto, o médico otorrinolaringologista, Erick Barros, explica que o período chuvoso propícia o aumento de insetos.

“Alguns dos corpos estranhos que entram no ouvido são corpos animados, seres vivos que penetram no ouvido quando a pessoa está dormindo ou em paciente acamados que não consegue reagir. Como o inseto fica se mexendo dentro do ouvido, causa um incômodo significativo”, disse o médico.

Encontro um inseto no meu ouvido, o que eu faço?

O especialista recomenda que, após o paciente perceber a presença do animal dentro do ouvido, o ideal é não cutucar ou coçar o orifício até que um otorrino faça a avaliação médica. Se o paciente mexer no ouvido para a retirada, ele poderá machucar a região e dificultar a retirada do inseto.

“Por vezes, o paciente chega ao consultório em condições ruins da remoção, porque o conduto já está inchado ou sangrando. Isso atrapalha a visualização e o procedimento de remoção”, explicou o dr. Erick Barros.

Outra recomendação médica é preencher o ouvido com um líquido, que pode ser água ou soro fisiológico, e virar a cabeça. Assim, o inseto fica coberto pelo líquido e, provavelmente, mexa menos no orifício. Isso possibilita tempo de qualidade para o paciente se direcionar ao hospital com calma.

O ideal é a retirada do objeto ou do inseto seja feito por otorrinolaringologistas para a remoção adequada.

Cabe lembrar que o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) é o único no Piauí que não precisa de agendamento para atendimento na especialidade.

Leia também: