4 de julho de 2025

Prefeito reassume mandato e exonera comissionados em Dom Expedito Lopes

Bruno do Carmo

Publicado em 06/03/2024 18:22

Compartilhe:

 

Prefeitura de Dom Expedito Lopes (Foto: ascom)

O município de Dom Expedido Lopes está com o funcionamento de serviços básicos da gestão pública comprometidos, após o prefeito Valmir Barbosa (Republicanos) exonerar todos os servidores que ocupavam cargos comissionados vinculados ao Palácio da Cidade.

Entres as áreas afetadas estão a Saúde e a Educação. A mudança fez com as portas de escolas da Prefeitura e os atendimentos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) fossem suspensos. Populares afirmam que foram prejudicados com a decisão.

Gilvan Ramos, secretário-geral da administração do município, explica que a medida foi tomada para revisar os contratos firmados no período em que a presidente da Câmara Municipal de Dom Expedido Lopes e vereadora, Maria Renata Alves de Sousa, estava à frente da gestão municipal. Por isso, se fez necessária a interrupção temporária dos serviços, mas, conforme a previsão, o funcionamento deve ser retomado nesta quarta-feira (06).

“Com esse decreto, aulas e o atendimento em unidades de saúde da rede municipal foram temporariamente interrompidos. A previsão é de que esse serviço seja normalizado a partir desta quarta-feira (6)”, informou o secretário.

À TV Clube, a secretária municipal de Educação, Jusceneide Nobre, falou que a suspensão das atividades escolares foi baseada em uma análise de dados das instituições de ensino do município. Ela pondera que a pausa é importante para o processo de reorganização da pasta e os alunos não serão prejudicados, pois as aulas serão repostas posteriormente.

“Tivemos que realmente dar uma parada, para verificarmos como estão as nossas escolas. Então colhemos dados, principalmente de escola para escola, percebemos que havia a necessidade de darmos um recesso de dois dias para fazer uma reorganização de pessoal para se darmos continuidade ao ano letivo, sem problemas. Com relação à essa parada, fica bem claro que não vai haver nenhum prejuízo para o alunado, pois esses dias eram repostos”, diz.

Cassação

No mês de novembro de 2023, o prefeito Valmir Barbosa teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), juntamente com a vice-prefeita Evanil Conrado de Moura. O TRE apontava suspeita de captação ilícita de sufrágio (compra de votos), além de abuso de poder político e econômico.

No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu as eleições suplementares que iriam ocorrer no domingo (03), em Dom Expedito Lopes, e o prefeito Valmir Barbosa de Araújo, reassumiu ao cargo.

Leia também: