7 de julho de 2025

Espetáculo da Batalha do Jenipapo trará protagonismo negro na luta pela independência do Brasil

Malu Barreto

Publicado em 10/03/2024 11:00

Compartilhe:

Espetáculo Batalha do Jenipapo (Foto: Governo do Estado)

O Governo do Piauí divulgou a programação do 201° aniversário da Batalha do Jenipapo, no município de Campo Maior-PI, na quarta-feira (13).  O espetáculo dirigido por Franklin Pires

narra a batalha histórica que aconteceu no período de luta pela independência do Brasil, e terá a participação de 68 atores e atrizes, além de dez cantores e de  45 alunos do curso de teatro da Escola de Teatro Gomes Campos

O diretor  Franklin Pires afirmou que  o protagonismo negro estará à frente da Batalha do Jenipapo, servindo para além de contar o fato histórico, questionar o papel do negro nas lutas pela independência do Brasil.

O produtor do espetáculo, Bruno Dantas, garantiu que grandes nomes do estado vão compor o elenco da batalha. ” A população terá acesso a um espetáculo cinematográfico em Campo Maior. Este ano a gente está colocando ainda mais pessoas, o que dá uma dimensão maior ao espetáculo, que além de contar parte da história da independência do Brasil também será uma apresentação de grande beleza”, revela Dantas.

A Batalha do Jenipapo foi um dos embates mais importantes na luta pela Independência do Brasil. Marcada pela união de maranhenses, cearenses e piauienses contra as tropas portuguesas, a batalha ocorreu no ano de 1823, às margens do rio Jenipapo, na então vila de Campo Maior, e foi um dos responsáveis pela consolidação da independência das terras brasileiras na região.

Programação

A programação do 201° aniversário da  Batalha do Jenipapo iniciará, às 9h, da quarta-feira (13), no Monumento Heróis do Jenipapo, em Campo Maior, com a solenidade Cívico-Militar.

Em seguida acontecerá o desfile militar, apresentação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo”, e a outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí a personalidades do estado.

Às 12h, será realizada missa em ação de graças, na Catedral de Santo Antônio na Praça Bona Primo, em Campo Maior.

Leia também: