
O Governo do Piauí divulgou a programação do 201° aniversário da Batalha do Jenipapo, no município de Campo Maior-PI, na quarta-feira (13). O espetáculo dirigido por Franklin Pires
narra a batalha histórica que aconteceu no período de luta pela independência do Brasil, e terá a participação de 68 atores e atrizes, além de dez cantores e de 45 alunos do curso de teatro da Escola de Teatro Gomes Campos
O diretor Franklin Pires afirmou que o protagonismo negro estará à frente da Batalha do Jenipapo, servindo para além de contar o fato histórico, questionar o papel do negro nas lutas pela independência do Brasil.
O produtor do espetáculo, Bruno Dantas, garantiu que grandes nomes do estado vão compor o elenco da batalha. ” A população terá acesso a um espetáculo cinematográfico em Campo Maior. Este ano a gente está colocando ainda mais pessoas, o que dá uma dimensão maior ao espetáculo, que além de contar parte da história da independência do Brasil também será uma apresentação de grande beleza”, revela Dantas.
A Batalha do Jenipapo foi um dos embates mais importantes na luta pela Independência do Brasil. Marcada pela união de maranhenses, cearenses e piauienses contra as tropas portuguesas, a batalha ocorreu no ano de 1823, às margens do rio Jenipapo, na então vila de Campo Maior, e foi um dos responsáveis pela consolidação da independência das terras brasileiras na região.
Programação
A programação do 201° aniversário da Batalha do Jenipapo iniciará, às 9h, da quarta-feira (13), no Monumento Heróis do Jenipapo, em Campo Maior, com a solenidade Cívico-Militar.
Em seguida acontecerá o desfile militar, apresentação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo”, e a outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí a personalidades do estado.
Às 12h, será realizada missa em ação de graças, na Catedral de Santo Antônio na Praça Bona Primo, em Campo Maior.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!