16 de agosto de 2025

Qual o significado do Sábado Santo?

Andressa Lopes

Publicado em 30/03/2024 11:00

Compartilhe:

 

Ostensório – Foto: Igreja Nossa Senhora do Carmo

O Sábado Santo é um dia de reflexão sobre a morte de Jesus Cristo, e sua descida ao túmulo, é um momento de silêncio e reflexão para os fiéis católicos, em memória ao sacrifício do profeta. A partir das 18 horas, a igreja realiza a Vigília Pascal, momento do Tríduo que antecede o dia da Páscoa, o Domingo da Ressurreição de Cristo.

O pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padre Antônio Carlos, explicou que a celebração é dividida em quatro momentos, que são eles:

• A fogueira do Círio Pascal é acesa, assim como as velas dos fiéis.
• Após a entrada na igreja, é feito a proclamação da páscoa com toda a liturgia da palavra.
• Em seguida acontece a renovação das promessas batismais, onde os fiéis acendem novamente suas velas e renovam suas promessas do Batismo.
• O quarto e último momento é a celebração das partes da eucaristia. O altar é preparado para a comunhão eucarística, é feito o ofertório, e ali se reza este momento que foi iniciado na quinta-feira. A partir daí, o padre celebra com os fiéis à ressurreição de Cristo.

Com isso, passado as cinco semanas da Quaresma, de recolhimento, de penitência, de oração, de jejum, a igreja comemora o Domingo da Páscoa.

Após a páscoa, durante 50 dias, até Pentecostes, a igreja celebra de uma maneira especial as aparições de Jesus, a ressurreição. O Cílio Pascal permanece aceso nas missas, durante esses 50 dias, desde a vigília até Pentecostes, como símbolo da ressurreição, e como forma de relembrar a promessa da eternidade que Jesus faz para a humanidade.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: