
Atualizada às 13h40
Os vereadores da Câmara de Teresina (CMT) aprovaram, nesta quinta-feira (4), a manutenção do veto do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, sobre o reajuste de 20,8% sobre o salário dos professores. A sessão foi marcada pelo protesto da categoria, que aguardava a derrubada do veto.
Com a decisão, fica mantido o parecer final do prefeito Dr. Pessoa, garantindo aos servidores da rede municipal de ensino o reajuste salarial de apenas 5%. Os professores decidiram continuar com a greve.
O percentual faz parte do texto original encaminhado à Câmara de Teresina pelo Palácio da Cidade no início do mês de março.
COMO FOI A VOTAÇÃO
Dentre os 23 parlamentares presentes na sessão, 14 votaram pela manutenção do veto e apenas nove votaram favoráveis à derrubada do ato da Prefeitura. Seriam necessários pelo menos 15 votos para garantir a derrubada do veto e, assim, a manutenção do reajuste em 20,8%.
VOTARAM SIM, PELA MANUTENÇÃO DO VETO
ALAN BRANDÃO
LUIS ANDRÉ
ANTONIO JOSÉ LIRA
MARKIM COSTA
BRUNO VILARINHO
NETO DO ANGELIM
CAPITÃO ROBERVAL
DR.LEONARDO EULÁLIO
ELZUILA CALISTO
TERESINHA MEDEIROS
VENÂNCIO
GRAÇA AMORIM
GUSTAVO DE CARVALHO
LEVINO DE JESUSVOTARAM CONTRA O VETO E PELA DECISÃO DA CÂMERA NO REAJUSTE DE 20,8%
FERNANDA GOMES
LUIZ LOBÃO
DEOLINDO MOURA
PAULO LOPES MOURA
POLLYANNA ROCHA
PROF. ZÉ NITO
DUDU
EVANDRO HIDD
ISMAEL SILVAFALTARAM A SESSÃO
JOAQUIM CALDAS
VINICIO FERREIRA
THANANDRA SARAPATNHAS
ALUÍSIO SAMPAIO
EDSON MELOENZO SAMUEL – NÃO VOTA POR SER PRESIDENTE DA CASA

GREVE MANTIDA
O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Teresina (Sindserm), Sinésio Soares, criticou a posturas dos parlamentares e garantiu a continuidade do movimento grevista da categoria.
“Pela primeira vez, uma gestão coloca o nosso reajuste fora do reajuste do Governo Federal. Em relação ao impacto financeiro, ele era muito fácil porque a previsão da LOA é que nós temos R$ 290 milhões a mais e dá para pagar com sobra”
OCUPAÇÃO
Em resposta à votação, parte dos manifestantes ocuparam o plenário da Câmara com faixas e gritos de ordem. A Polícia Militar foi acionada para barrar a entrada dos manifestantes no plenário. As luzes e o sistema de ar-condicionado foram desativados para incentivar a saída dos ocupantes.
REAJUSTE LINEAR E TETO DE GASTO
Durante a sessão extraordinária desta quinta-feira, os vereadores também aprovaram o reajuste linear de 5% a todas as categorias da Prefeitura de Teresina.
Em entrevista ao Portal ClubeNews, o vereador Capitão Roberval Queiroz (DC) argumentou que a contemplação do aumento salarial às demais categorias do Município não seria possível caso o reajuste de 20,8% fosse mantido.
O parlamentar justificou a necessidade de equilíbrio fiscal nas contas do Palácio da Cidade.
“Essa Casa foi a que mais aprovou melhorias salariais para as classes. O que a gente precisa é ter responsabilidade nessas decisões. Ou seja, o veto é apenas para a gente incluir outras classes, que não estão inseridas, fazendo uma coisa com mais lisura e responsabilidade na questão do orçamento da Prefeitura”, afirmou.
LEIA MAIS
Prefeito veta aumento salarial dos professores em Teresina; Câmara vai analisar
Câmara de Teresina: sessão extraordinária vai analisar veto no reajuste salarial dos professores
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar