O Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador(Cerest) fez um alerta para os profissionais e população em geral, sobre os cuidados e a prevenção de doenças relacionadas ao trabalho, especialmente daqueles profissionais que usam a voz como instrumento de trabalho.
“É muito importante a ampliação das discussões sobre o Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT), pois a partir delas, podemos trabalhar com ações e estratégias que possam ajudar o trabalhador no desenvolvimento da sua profissão, bem como evitar possíveis problemas que venham prejudicar as suas funções”, destacou a fonoaudióloga do Cerest, Carlene Bitu.
Profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, professores, cantores, jornalistas, locutores, operadores de call center, dentre outros, necessitam de cuidados especiais com o uso vocal, tendo em vista a grande exposição da voz na sua rotina.
“Um dos principais pontos é o reconhecimento da sua demanda vocal referente ao uso no processo de trabalho e com isso fazer a promoção e prevenção dos possíveis agravos que venham prejudicar a voz e consequentemente a comunicação”, acrescentou a fonoaudióloga.
Os danos causados pelo mau uso ou abuso vocal podem ser evitados. Para os trabalhadores que usam a voz profissionalmente, o Cerest conta com serviço de fonoaudiologia para realizar atendimentos e orientações sobre saúde vocal, além da disponibilidade para ministrar palestras educativas em empresas.