25 de junho de 2025

Dengue: 30% da vacina do PI será remanejada

Malu Barreto

Publicado em 29/04/2024 18:50

Compartilhe:

Vacina contra a Dengue (Foto: Sesapi)

30% das doses de vacina contra a Dengue que chegaram ao Piauí serão remanejadas para os municípios do Território Chapada das Mangabeiras, onde há a maior incidência de casos da doença e óbitos no estado, entre eles, o município de Bom Jesus, onde quatro mortes confirmadas da Dengue foram confirmadas e uma está em investigação.

A solicitação foi feita pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), ao Ministério da Saúde, durante reunião realizada nesta segunda-feira (29). Inicialmente a vacinação iria ocorrer apenas em cidades do Território Entre Rios. O público- alvo da imunização são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

O Piauí vai receber 21 mil doses, da vacina Qdenga até terça-feira,  30 de abril. Mas as primeiras doses, 5 mil, já chegaram ao estado, na sexta-feira (26). O imunizante é administrado em duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas.

Para tomar a vacina é preciso seguir alguns critérios. Se a criança ou o adolescente contraiu dengue, o imunizante só pode ser aplicado após 6 meses. Caso a contaminação pela doença tenha acontecido no intervalo das doses, deve ser mantida a data prevista para a 2ª dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.

É importante lembrar que a vacina Qdenga não oferece proteção contra Zika, Febre Amarela e Chikungunya. A eficácia do imunizante é exclusiva para a prevenção da dengue.

De acordo com o boletim epidemiológico da Sesapi, o Piauí tem 4.527 casos confirmados da Dengue em 2024, com seis óbitos confirmados e dois em investigação.

Leia também: