
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) recebeu o Projeto de Lei (PL) n° 91/2024, que estabelece diretrizes para a elaboração do Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas e Enfrentamento de Catástrofes Ambientais no Piauí.
O plano estabelecimento instrumentos econômicos, financeiros e socioambientais que permitam a adaptação dos sistemas naturais, humanos, produtivos e de infraestrutura em todo o território do Piauí mediante tragédias climáticas.
A matéria é de autoria do deputado estadual, Rubens Vieira (PT), e foi encaminhada à análise das comissões técnicas da Casa. Conforme o texto, será obrigatório o monitoramento das ações previstas e a revisão do plano a cada 5 anos.
Segundo o deputado, o objetivo é implementar medidas para reduzir a vulnerabilidade dos sistemas ambiental, social e econômico diante dos efeitos das chuvas, cheias e vazantes dos rios piauienses, além de secas, terremotos, deslizamentos, incêndios e ondas de calor.
“Central para este plano é a criação de um sistema integrado de alerta e resposta rápida, que utilizará tecnologias avançadas para antecipar eventos extremos e coordenar a evacuação eficaz de pessoas e animais, garantindo assim a preservação prioritária de vidas”, ressaltou.
A matéria garante que a elaboração dos planos estadual e municipais poderá ser financiado prioritariamente mediante a disponibilização de recursos do Fundo Estadual sobre Mudança do Clima e Combate à Pobreza.
LEIA TAMBÉM:
Doações ao Rio Grande do Sul: veja os pontos de arrecadação em Teresina
Rede Clube vai ser ponto de recebimento de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
