A temporada junina é uma das mais aguardadas do ano, para o Nordeste brasileiro. O período deixa em evidência os pontos fortes da região, entre elas: a culinária, música, dança e vestimentas. Todos esses elementos unificados resultam em festas.
A economia de Teresina colhe os frutos dessa cultura. O comércio é aquecido a partir do mês de junho, e empresários e empreendedores apontam um aumento em vendas e buscas por serviços, como aulas de forró.

O professor de dança, Bruno Costa, relata um salto na procura por aulas. As pessoas querem estar preparadas para dançar forró nesse período, segundo ele. “O forró é sucesso o ano inteiro, porém, nesse período junino, as aulas chegam a triplicar a procura. Todo mundo querendo aprender para se divertir no São João”, afirma.
É o caso da autônoma Riqueldys Agnes. Ela procurou as aulas de Bruno, para aperfeiçoar o molejo. A forrozeira conta que as festividades a fizeram buscar a perfeição.
“Com certeza, melhora ainda mais, porque aumenta ainda mais. Antes da festa junina, a gente tem final de semana, quando é no período junino, todo os dias têm forró. A gente tem que está mais aperfeiçoado ainda. Não pode fazer feio”, declara.

O empresário Fharben Porto trabalha com comidas típicas e afirma que as festas juninas provocam um acréscimo nas vendas. “A procura por comidas típicas sempre há no ano inteiro, o que acontece é que, nesse período, há um acréscimo de 30%. São pessoas que querem seus eventos exclusivos, que querem curtir mais os pratos típicos dessa época”, detalha.
O empreendedor ressalta a importância da temporada para o comércio local. “Muito bom para os negócios. Até porque estamos no Nordeste e a preferência sempre é comida típica”, diz.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!