
O Dia de São Pedro, celebrado neste sábado (29), reúne fiéis no bairro Poti Velho, Zona Norte de Teresina, durante todo o dia. Os festejos em homenagem ao padroeiro dos pescadores, que começaram no dia 20 de junho, encerram-se hoje (29).
As comemorações ocorrem no bairro há 70 anos e neste sábado (29) começaram pela manhã, às 7h, com uma missa realizada às margens do Rio Poti. O ponto alto do evento é a Procissão Fluvial, marcada para às 16h, na qual pescadores e devotos percorrerão as águas dos rios Poti e Parnaíba em barcos e canoas, levando a imagem de São Pedro.
Em seguida, haverá uma procissão a pé até a capela onde vai ocorrer a missa de encerramento presidida pelo arcebispo de Teresina, Dom Juarez.

Segundo o padre Aerton Marcos, a devoção ao santo está ligada à fé dos pescadores que vivem no bairro, a qual é o mais antigo da capital.
“A comunidade do Poti Velho tem uma identificação muito forte com São Pedro por causa da sua profissão. Além de Apóstolo, ele era pescador, e por isso ganha esse tom popular. A nossa comunidade é fortemente marcada por famílias que vivem da pesca, que também transformaram a pesca em uma expressão de fé”, afirmou o padre.
O pescador Pedro Alves, morador do bairro, é devoto de São Pedro e contou que recebeu o nome em homenagem ao santo. Ele se considera um milagre, e relata que sempre recorre à fé no seu cotidiano.
“Quando minha mãe estava grávida de mim, teve um problema e prometeu que, se eu nascesse com saúde, São Pedro seria meu padrinho. Eu nasci saudável e considero ele meu padrinho. Às vezes, quando estou pescando e não encontro peixes, peço ajuda a São Pedro e rapidamente consigo achar meus peixes”, relatou Pedro.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!