
A obra de implantação da galeria, para escoamento das águas do Riacho Mandacaru, foi inaugurada, na manhã desta segunda-feira (1°). O sistema de escoamento fica localizado às margens da BR-343, no bairro Gurupi, zona Leste de Teresina.
O trecho é conhecimento como ponto de alagamento durante o período chuvoso na capital. A última cheia registrada no local aconteceu em fevereiro de 2022, quando as águas do riacho invadiram a rodovia, dificultando o tráfego de veículos no sentido Teresina – Altos.
O diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PI), Leonardo Sobral, explicou que a obra vai garantir a vasão de 150 mil litros de água por segundo. Depois do Rio Poti, o afluente é a maior sub-bacia em Teresina, com 15 km de extensão.
“É uma obra do presente e das futuras gerações, já que, ao ser concebido o projeto, nós prevemos a expansão de Teresina para essa região. Essa obra vai garantir o crescimento sustentável de Teresina e a segurança e o conforto de quem utiliza a BR-343, já que é um dos principais acessos à capital”, disse.

A obra está orçada em cerca de R$ 22 milhões. Segundo o governador Rafael Fonteles (PT), a intervenção na rodovia vai garantir a resolução definitiva do problema de drenagem na região.
“A gente já teve vários anos em que se ficou impossibilitada essa saída. Uma obra de drenagem sempre é cara. São galerias enormes, porque nós temos um riacho. Em quatro pontos da BR tivemos que fazer pontes para preservar o curso desse riacho”, destacou.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
