'Sextorsão': suspeito preso conheceu a vítima em um aplicativo de relacionamento

O homem armazenou e produziu vídeos e imagens de violência sexual infantojuvenil da vítima.

 

Polícia Federal (Foto: PF-PI)

Um estudante de 22 anos foi preso sob suspeita de ameaçar expor fotos íntimas de uma menina de 13 anos. A prisão foi realizada em Teresina, nesta quarta-feira (3). Conforme o delegado Eduardo Monteiro, o suspeito e a vítima se conheceram em dezembro de 2022, por meio de um aplicativo de relacionamento.

Eles começaram a conversar neste aplicativo e posteriormente, migraram para outra rede social, onde ocorreu o crime. O homem teria armazenado e produzido vídeos e imagens de violência sexual infantojuvenil envolvendo a vítima.

A adolescente enviou fotos íntimas para o suspeito, que ameaçou expor o conteúdo, caso ela não continuasse enviando mais fotos de teor sexual. Ainda segundo o delegado, durante o interrogatório, o suspeito permaneceu em silêncio e não quis informar se cumpriu as ameaças.

O homem pode responder pelos crimes de armazenamento e produção de material de violência sexual contra crianças e adolescentes, bem como por estupro de vulnerável.

“Sextortion”

Uso de telefone celular (Foto: Pixabay)

O crime de “sextortion” ou “sextorsão” é caracterizado pela ameaça de divulgação de imagens íntimas para forçar a vítima a fazer algo, seja por vingança, humilhação ou extorsão financeira.

Monteiro explica que essa prática criminosa aumentou com a migração dos crimes para o ambiente virtual. Somente no Piauí, de março a julho deste ano, foram deflagrados nove casos, com dois investigados sendo menores de idade. Nesse tipo de crime, não existe um perfil específico de autores nem um padrão de execução.

Ele também alerta para que os pais fiquem atentos ao conteúdo que os filhos consomem na internet.

“Às vezes, as crianças começam muito cedo no mundo da internet, a consumir material erótico e, a partir disso, passam a naturalizar esse tipo de conduta. Infelizmente, não há um perfil específico. A gente tem que ficar atento às crianças”, disse.

Entre os sinais comuns observados em vítimas menores de idade que estão sofrendo ‘sextorsão’, estão a mudança de comportamento, retração ou hiperatividade excessiva, além de comportamento sexual precoce.

LEIA MAIS: 

Homem é preso suspeito de ameaçar vazar imagens íntimas de adolescente em Teresina


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar