Leilão dos serviços de água e esgoto do Piauí acontece dia 14 de agosto

A atual exploradora do sistema, a empresa Agespisa, será extinta

Agespisa (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O leilão dos serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto do Piauí está marcado para acontecer no dia 14 de agosto, na Bolsa de Valores de São Paulo. A atual exploradora do sistema, a empresa Agespisa, será extinta.

Na avaliação do Governo do Estado, a atual concessionária não possui condições financeiras para implementar o Marco Regulatório do Saneamento Básico. Os empregados da empresa discordam da medida e cobram mais investimentos para o setor.

A superintendente de Parcerias Público-Privadas, Monique Menezes, explicou que três empresas já manifestaram interesse pela aquisição dos direitos para a exploração do sistema no Piauí.

“O nosso processo segue. Nós temos empresas interessadas, inclusive, já entraram em contato pedindo informações, esclarecimentos do edital e a previsão é que o nosso leilão aconteça no dia 14 de agosto, na B3, em São Paulo”, explicou.

Duas dessas empresas, já são conhecidas dos piauienses. A Aegea Saneamento, controladora da Águas de Teresina, e a Equatorial, concessionária do serviço de energia elétrica no Estado.

As empresas enviaram técnicos aos municípios piauienses, para avaliar as condições técnicas de cada um e a necessidade de investimentos para atingir as metas estabelecidas no edital.

O contrato é de 35 anos, com obrigação para a empresa vencedora de investir cerca de R$ 8,5 bilhões. O marco regulatório do saneamento básico estabelece a universalização dos serviços de águas e esgotos até 2033.

LEIA TAMBÉM:

Tribunal de Justiça extingue ação e mantém leilão da Agespisa

Aegea e Equatorial vão disputar leilão do saneamento básico no Piauí

Governo avança na concessão da Agespisa e cria grupo técnico com prefeitos


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar