
A arqueóloga Niède Guidon recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) pelos mais de 50 anos de trabalho à frente das pesquisas arqueológicas realizadas na Serra da Capivara, no Sul do Piauí. A solenidade foi na casa da arqueóloga, na cidade de São Raimundo Nonato (PI).
A pesquisadora franco-brasileira de 91 anos é responsável por realizar uma das maiores pesquisas arqueológicas do mundo ao encontrar desenhos pré-históricos no Piauí. Ela chegou ao estado piauiense em 1973, como pesquisadora do Centre National de La Recherche Scientifique, de Paris.
O sítio escavado por ela, no ano de 1973, abriu portas para uma nova teoria: vestígios de fogões primitivos e utensílios de pedra lascada (material lítico) utilizados por caçadores há mais de 100 mil anos no Parque Nacional Serra da Capivara, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Niède fundou o Parque Nacional Serra da Capivara. Atualmente, ela é presidente emérita da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), criada para garantir a preservação do patrimônio cultural e natural desse parque.
A concessão do título de doutor honoris causa representa a maior honraria da Ufpi, sendo concedida apenas a pessoas que tenham prestado significativas contribuições públicas à universidade.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
Fonte: TV Clube