Veto ao PL dos carroceiros é retirado de pauta; categoria faz protesto na Câmara

O texto deverá retornar à discussão apenas na primeira semana de agosto.

Manifestação dos carroceiros em frente à Câmara Municipal de Teresina (Foto: Jonas Carvalho)

O veto ao Projeto de Lei, que proíbe a circulação de carroças em Teresina, foi retirado de pauta, na sessão ordinária desta quarta-feira (10), na Câmara Municipal. O texto deverá retornar à discussão apenas na primeira semana de agosto.

O motivo da prorrogação da análise do veto é o início do recesso parlamentar, nesta manhã. Além disso, os vereadores pretendem ampliar o debate acerca do tema antes da decisão final.

No lado externo da Câmara, na Avenida Marechal Castelo Branco, os carroceiros interditaram os dois sentidos da via. O tráfego foi liberado após a Câmara comunicar que o veto foi retirado de pauta.

A presidente do Sindicato dos Carroceiros, Tina Lima, disse que a intenção é forçar o Parlamento a manter o veto do prefeito Dr. Pessoa (PRD) sobre o projeto.

“Disseram que a votação poderia acontecer hoje ou amanhã. Mas saí de lá e não foi votado. Dizendo eles que vai ser em agosto. Nós temos que ficar em alerta”, disse.

O presidente da Câmara, vereador Enzo Samuel (PDT), afirmou que os parlamentares devem avaliar o destino dos animais e a necessidade de garantir apoio às famílias.

“O que a gente quer é discutir o projeto de forma mais ampla. Todo o mundo vem nessa tendência de acabar com os veículos de tração animal. Por outro lado, temos família que sobrevivem dessa geração de renda”, pontuou.

VETO

O secretário municipal de Governo, Michael Saldanha, comentou, em entrevista ao blog Bastidores da Notícia, que “o veto é político e jurídico”.

A Prefeitura de Teresina alegou três pontos para vetar o projeto: ausência de previsão orçamentária; prazo insuficiente para a requalificação dos carroceiros; e a indefinição do número de trabalhadores no setor.

“São questões que não ficaram bem detalhadas no projeto e elas são fundamentais”, disse Saldanha.

LEIA MAIS

“Há necessidade de ajustes”, diz Michel Saldanha sobre PL das carroças em Teresina


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar