
A bancada feminina da Câmara de Teresina ficou reduzida após a cassação do mandato da vereadora Graça Amorim (PRD), no dia 23 de julho. Com a saída da parlamentar, apenas cinco mulheres possuem mandato titular dentre os 29 vereadores do Parlamento Municipal.
Por 4 votos a 3, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) acatou a tese do Progressistas, que alegou infidelidade partidária de Graça Amorim ao trocar a sigla pelo PRD.
Em sua defesa, a vereadora alegou que a mudança de partido ocorreu dentro da janela partidária, mecanismo utilizado para troca de sigla sem a perda do mandato. Quem assume a vaga é o 4° suplente do Progressistas, Victor Linhares.
Compõem a bancada feminina as vereadoras Elzuila Calisto e Pollyanna Rocha, do PT; Teresinha Medeiros (MDB); Fernanda Gomes (Solidariedade); e Thanandra Sarapatinhas (Republicanos). O número representa apenas 17,2% do Poder Legislativo de Teresina.
Alteração nas bancadas
A chegada de Victor Linhares garantiu ao Progressistas a ampliação do número de cadeiras na Câmara, chegando a três titulares e igualando o número de cadeiras conquistadas após as eleições de 2020.
Já o PRD volta a ter sete representantes, mas mantém a condição de maior partido da Casa ao lado do PT, ambos com sete vereadores.
Veja a lista de vereadores por partido:
PT:
– Deolindo Moura
– Dudu
– Elzuila Calisto
– Gustavo de Carvalho
– Joaquim Caldas
– Pollyanna Rocha
– Venâncio Cardoso
PRD:
– Alan Brandão
– Markim Costa
– Bruno Vilarinho
– Renato Berger
– Levino de Jesus
– Valdemir Virgino
– Roberval Queiroz
MDB:
– Luiz Lobão
– Zé Nito
– Teresinha Medeiros
PP:
– Aluísio Sampaio
– Ismael Silva
– Victor Linhares
PDT:
– Enzo Samuel
– Evandro Hidd
PL:
– Luís André
PV:
– Neto do Angelim
PSD:
– Vinício Ferreira
SDD:
– Fernanda Solidariedade
Republicanos:
– Thanandra Sarapatinhas
União Brasil:
– Paulo Lopes
PSDB:
– Edson Melo
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!