Victor Linhares assume mandato de vereador na Câmara de Teresina

Terceiro suplente do Progressistas, Linhares assume a vaga de titular na vaga da advogada Graça Amorim

Vereador Victor Linhares (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O empresário Victor Linhares (Progressistas) tomou posse como vereador de Teresina, na manhã desta terça-feira (30), no Plenarinho da Câmara Municipal. Terceiro suplente do Progressistas, Linhares assume a vaga de titular na vaga da advogada Graça Amorim, cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI).

O novo vereador assume no último ano da atual legislatura, iniciada em janeiro de 2021 e válida até 31 de dezembro de 2024. Apesar do curto período, Victor Linhares afirmou que o foco do mandato será a criação de projetos à população e à causa animal.

“Sabemos que temos cinco meses de mandato. O mandato é curto, mas vamos tentar viabilizar, sentar com o presidente, vamos ver quais projetos são mais viáveis, mas vamos tentar emplacar um projeto para a população de Teresina. Estaremos focadas na população, nos bairros, e também na causa animal”, pontuou.

Caso semelhante

Graça Amorim teve o mandato cassado, neste mês de julho, após deixar o Progressistas e migrar para o PRD. O Progressistas – autor da contestação – alegou infidelidade partidária da então parlamentar, mesmo que a mudança de sigla tenha acontecido no período da janela partidária.

Em outubro de 2022, o TRE-PI concedeu liminar para os vereadores Neto do Angelim (PV) e Valdemir Virgino (PRD) deixarem o Progressistas, partido ao qual eram filiados desde 2020. Na ocasião, a legenda manifestou uma carta de anuência aos parlamentares, afirmando que não contestaria as saídas.

O presidente do partido em Teresina, vereador Aluísio Sampaio, minimizou a situação ao afirmar que não houve tratamento diferenciado nos dois casos. A decisão de pleitear a vaga de Graça Amorim, segundo Sampaio, partiu de Victor Linhares.

“O partido tem uma orientação política e nesse caso sempre respeitamos muito as opiniões e posições da vereadora Graça, mas a vereadora saiu do partido e o suplente entendeu que poderia pleitear a vaga. Nós não queríamos que os outros vereadores tivessem saído do partido. Isso é uma questão normal e partidária”, explicou.

Solenide de posse do vereador Victor Linhares (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Bancada ampliada

O Progressistas passa a contar com três cadeiras na Câmara Municipal com a chegada de Victor Linhares. Também são filiados à legendas os vereadores Aluísio Sampaio e Ismael Silva.

Presente na solenidade, o ex-presidente do partido no Piauí, deputado federal Júlio Arcoverde, afirmou que o entendimento da Justiça Eleitoral contempla os partidos políticos.

“Eu acho que se faz justiça. A decisão foi tomada e privilegiou o partido. Existe uma jurisprudência em Brasília em relação a isso. A gente já sabia que os votos seriam colocados para pessoa jurídica, o partido, e não para a pessoa física, o candidato. O partido sempre teve esse entendimento e ele entrou na justiça para assumir o cargo”, disse.

LEIA TAMBÉM:

TRE-PI cassa mandato da vereadora Graça Amorim

Decisão do TSE anula votos do PL e cassa Leonardo Eulálio em Teresina


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar