8 de dezembro de 2025

Projeto busca popularizar a esgrima entre a comunidade teresinense

Atualizado em 18/08/2024 19:00

Compartilhe:

Equipe organizadora do projeto “Esgrima Mais” (Foto: UFPI)

O projeto “Esgrima Mais” surgiu com o objetivo de oferecer à população de Teresina a oportunidade de praticar esgrima, um esporte historicamente elitizado, tanto como uma atividade de saúde quanto como prática esportiva. A iniciativa da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Os encontros, que ocorrem no setor de esportes da UFPI estão programados para serem às segundas e quartas-feiras, das 17h30 às 19h30, e são abertas para crianças, adolescentes e adultos, que serão divididos em dois grupos.

Além das sessões de esgrima, os participantes passarão por avaliações físicas e cognitivas, incluindo composição corporal e capacidades físicas, para monitorar o impacto da intervenção ao longo do tempo, explica a professora Paula Alves Monteiro, coordenadora do projeto.

“Queremos que a esgrima seja um fator de inclusão social, permitindo que pessoas que normalmente não teriam acesso a esse esporte possam vivenciá-lo”, enfatiza.

A ideia do projeto ganhou força quando o professor Moisés Carvalho, mestre em esgrima, abordou a professora Paula na Universidade com a proposta de desenvolver uma iniciativa voltada para a esgrima. Juntos, eles deram vida ao projeto, com o desejo de colocar Teresina e o Piauí como referências na prática desse esporte no Brasil.

O “Esgrima Mais” surge em um cenário onde a esgrima é pouco reconhecida e praticada no país, enquanto esportes como futebol e vôlei dominam o interesse e os investimentos. O projeto busca, diversificar as opções esportivas disponíveis para a comunidade local, com uma nova perspectiva de inclusão e protagonismo para Teresina no cenário nacional.

 


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: