Em 2023, em 80,2% dos domicílios do estado do Piauí nenhum morador realizou viagem e o principal motivo alegado pelos próprios moradores para não ter viajado foi o fato de não dispor de dinheiro para custear a viagem, para 41% dos domicílios onde não houve viagem.
Na sequência dos principais motivos para ninguém ter viajado nos domicílios, temos: não ter necessidade, para 26,1% dos domicílios; não ter interesse, para 11,9%; não ter tempo, para 10,8%; não ser prioridade, para 4,7%; outro motivo, para 2,8%; e problemas de saúde, para 2.7%.
Em todos os estados do país, o motivo de “não ter dinheiro” para custear a viagem foi o principal, exceto no Maranhão, onde o principal motivo foi o de “não ter necessidade”. A unidade da federação onde o motivo de “não ter dinheiro” alcançou a maior proporção foi no Distrito Federal, para 52,1% dos domicílios, seguido de Pernambuco, com 48,6%; e do Amapá, com 46,1%. Os estados que registraram a menor proporção para esse indicador foram o Tocantins, com 31,5%; e Santa Catarina, com 31,2%. A média do país para o motivo de “não ter dinheiro” foi de 40,1% dos domicílios
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
Fonte: IBGE