
O furto de energia e a ligação clandestina sobrecarregam e colocam em riscos à segurança dos moradores de um imóvel. Em entrevista à ClubeNews FM, o Executivo de Estudos e Desempenho do Sistema da Equatorial Piauí, Abraão Galeno, apresentou orientações e tirou dúvidas sobre o tema.
Conforme o executivo, o fato da ligação clandestina ser irregular traz diversos fatores de risco. “Essa é uma ligação que não tem os requisitos técnicos especializados. Isso traz um perigo adicional que você lava para sua casa, além dos riscos de choque elétrico e incêndios”, destacou.
De acordo com Abraão, as pessoas – ao realizarem esse ato ilegal – também colocam a vida em risco por não terem capacitação e equipamentos de proteção individual adequados.
“Por vezes, a pessoa sobe no poste sem escada, não usa uma bota, capacete ou luva. É um perigo muito grande não só para quem traz essa energia para dentro de casa, mas também para quem efetua essa ligação clandestina sem o preparo adequado”, disse.
A gambiarra também tem relação com o furto de energia. Abrão Galeno explica que a gambiarra acontece quando o morador tenta usufruir da rede de energia na sua residência sem passar pela medição.
“Também tem o furto qualificado. Nesse caso, já tem um padrão todo feito. Você tem o medidor em casa, mas mesmo assim faz o furto para desviar uma parcela da energia. Normalmente, a gambiarra é precedida pelo furto”, explicou o executivo.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar