27 de julho de 2025

Aprovação: professor cita possíveis conteúdos da prova de química

Pedro Pires

Repórter
Publicado em 03/10/2024 16:42

Compartilhe:

Professor Jurandir Soares (Foto: Pedro Pires)

Com 15 questões, a prova de química do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), está marcada para 10 de novembro, quando serão aplicadas as avaliações da área de Ciências da Natureza. Em entrevista à ClubeNews Fm, o professor do Colégio CEV, Jurandir Soares, deu dicas e citou possíveis temas para a prova.

“Nos últimos certames a prova sempre está dividida em química geral, físico-química e química orgânica. Esse ano eu aposto muito em radioatividade, por tudo que aconteceu nos últimos tempos. Temos também as funções inorgânicas que estão no nosso cotidiano também, são os ácidos, bases, sais e óxidos”, detalhou o professor.

O professor destaca que o exame tem cobrado as questões da prova associando com temas do cotidiano do aluno. Entre os assuntos que devem ser abordados pela prova estão: química orgânica, etapas do tratamento de água e cálculo estequiométrico, que, segundo o professor, cai em todas as edições do Enem.

“O aluno tem que saber ler a questão e marcar os pontos importantes. Se você pegar uma questão e não se sentir seguro com ela, o indicado é passar para outra, depois volta para tentar resolver. Não pode perder muito tempo nessa resolução, então é importante desenvolver uma estratégia”, explicou.

Conforme o professor, a preparação mental dos alunos é fundamental nessa reta final para um bom desempenho na prova.

“Essa preparação mental se torna importante, muitas vezes o aluno é rico em teoria, mas na hora da prova não se sai bem. Muitos alunos não têm êxito na prova justamente devido a essa ansiedade, então é fundamental essa preparação mental, até mesmo com alimentação”, comentou.

Leia também: