Com a aproximação das festas de fim de ano, as prateleiras das padarias e dos mercados começam a ganhar um ingrediente tradicional: o panetone. Além de ser uma presença garantida nas mesas natalinas, o panetone também pode representar uma oportunidade de renda extra para quem decide apostar na produção artesanal.
Na padaria do empresário Leonardo Caldas, em Teresina (PI), o panetone é parte essencial do cardápio durante o Natal. “O panetone faz parte de todo esse circuito natalino. Não pode faltar. É um produto que faz tanto sucesso que estamos pensando em deixá-lo fixo no cardápio”, diz.
A produção diária garante que pelo menos duas fornadas saiam do forno e cheguem frescas às prateleiras. Para garantir a qualidade, a padaria tem um processo natural de fermentação e preparo cuidadoso. “A gente produz uma escala, mas sempre respeitando o tempo de descanso da massa para que o produto tenha a melhor qualidade possível”, explica.
Mas não são apenas as grandes padarias que podem lucrar com o panetone. A empreendedora Ana Cleia, especialista em bolos e doces, também encontrou no panetone uma maneira de incrementar sua renda no Natal.
A boleira aprendeu a receita e decidiu compartilhar seus conhecimentos em uma oficina, ensinando outras pessoas a fazerem o pão doce em casa. “Panetone exige várias etapas, que precisam ser respeitadas para dar certo. A primeira é a esponja, que deve descansar. Depois, agregamos os outros ingredientes”, conta ela.
Com paciência e atenção ao processo, Ana Cleia mostra que é possível obter um bom lucro com o panetone caseiro, seja para consumo próprio ou para venda. “Os ingredientes são acessíveis e o panetone tem um bom valor de venda, especialmente nessa época do ano. Com dedicação, é possível garantir uma boa receita e até um lucro extra para o Natal”, afirma.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar