
A Rede de Controle da Gestão Pública no Piauí, entidade que engloba 17 órgãos de controle e fiscalização, realizou uma blitz educativa na Avenida João XXIII, zona Leste de Teresina, nesta segunda-feira (9), em alusão ao Dia Internacional contra a Corrupção.
Segundo a coordenadora executiva da Rede de Controle no Piauí, Luana Campelo, o controle social com ajuda da população ajuda a combater crimes de corrupção. A blitz entregou material informativo sobre como denunciar casos de corrupção.
“Abordamos vários motoristas e entregamos o material educativo sobre as instituições que compõem a rede e os canais para denúncia; conclamando a sociedade a participar ativamente no enfrentamento e no combate a corrupção por meio do controle social”, afirmou Luana Campelo, que também é superintendente substituta da Controladoria-Geral da União (CGU) no Piauí.
De acordo com Luana Campelo, o objetivo da Rede de Controle é atuar de forma coordenada com as instituições para promover a transparência e facilitar o combate às más práticas de gestão.
“Nós atuamos em rede, de uma forma articulada, coordenada, por meio das ações conjuntas desenvolvidos pelas 17 instituições da rede, nós promovemos ações como auditorias, fiscalizações, capacitações, fomentamos a transparência e tudo isso contribui para o enfrentamento, a prevenção e o combate à corrupção”, disse.
Ainda conforme Luana, a atuação da rede foca nos municípios “até porque é onde a maioria da população vive, é para onde os recursos são centralizados”.
“A gente procura atuar monitorando, acompanhando a execução das políticas públicas, a aplicação dos recursos repassados aos municípios para poder identificar situações irregulares, entre elas a corrupção na gestão pública”, completou.