O Piauí está com 36 cidades em situação de alerta para a Dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Somente em 2024, foram registrados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) mais de 15 mil casos de Dengue no estado. Devido Às complicações da doença, 21 pessoas morreram.
Meirilane Veloso, gerente de Vigilância em Saúde da Sesapi, comenta que a preocupação com os 36 municípios listados abaixo decorre da necessidade dos gestores locais adotarem maiores medidas de vigilância ambiental, vetorial e humana nos domicílios.
Ela afirma que é preciso orientar a população para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença. Veloso cita, principalmente, melhor controle do lixo e evitar água parada. A gerente também cita que, se infectada, a pessoa precisa redobrar os cuidados para evitar que a gravidade dos sintomas.
“O Ministério da Saúde faz uma classificação de risco. Quando a gente diz que o município está em alerta, quer dizer que ele está com o índice de infestação predial entre 1% e 4%. Acima de 4%, quer dizer que ele está em risco e ele ‘entra no vermelho’. Então, esses 36 (município) estão no ‘laranja’“, explica a gerente.
Veloso acrescenta que a Sesapi mantém parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) e mantém ações diretas com o Município para orientar a população sobre os cuidados.
LISTA DOS MUNICÍPIOS
- AGRICOLÂNDIA
- ALAGOINHA DO PIAUÍ
- BAIXA GRANDE DO RIBEIRO
- BARRAS
- BELA VISTA DO PIAUÍ
- CERRADOS
- VALE DOS RIOS PIAUÍ E ITAUEIRA
- BERTOLÍNIA
- BOM PRINCIPIO DO PIAUÍ
- BONFIM DO PIAUÍ
- CORRENTE
- CRISTALÂNDIA DO PIAUÍ
- CRISTINO CASTRO
- CURIMATÁ
- CURRAIS
- CURRAL NOVO DO PIAUÍ
- GILBUÉS
- GUARIBAS
- JOÃO COSTA
- JULIO BORGES
- JUREMA
- LAGOA DO BARRO DO PIAUÍ
- LANDRI SALES
- MARCOLÂNDIA
- MATIAS OLÍMPIO
- MILTON BRANDÃO
- MORRO CABEÇA NO TEMPO
- PAJEÚ DO PIAUÍ
- CHAPADA DAS MANGABEIRAS
- PALMEIRA DO PIAUÍ
- PEDRO II
- PIO IX
- REGENERAÇÃO
- SÃO BRAZ DO PIAUÍ
- SEBASTIÃO LEAL
- SIMÕES
CUIDADOS COM A DENGUE, INFORMAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
“A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, que se caracterizam por serem causadas por vírus transmitidos por vetores artrópodes”.
“A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. A maioria dos doentes se recupera, porém, parte deles podem progredir para formas graves, inclusive virem a óbito”.
SINTOMAS: “todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde”.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar