O agente Ivan Machado Veras foi demitido dos quadros da Polícia Civil do Piauí após um processo administrativo disciplinar concluir que ele estuprou uma adolescente dentro da Delegacia de Polícia de Barras. O espaço está aberto para defesa do policial.
A decisão foi assinada pelo secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, e publicada no Diário Oficial do Estado do Piauí, na segunda (20).
Ivan foi preso pela Corregedoria da Polícia Civil, no dia 20 de junho de 2024, envolvendo o estupro de uma adolescente de 15 anos. O crime aconteceu, no dia 9 de junho de 2024, dentro da delegacia.
No dia do crime, a garota teria procurado a delegacia pedindo a cópia de uma medida protetiva em desfavor de sua tia, por questões familiares.
Conforme a decisão, na ocasião do crime, o policial aproveitou o momento que estava sozinho para levar a vítima para um quarto da delegacia, onde aconteceram os abusos. Ele ainda ameaçou a adolescente com uma arma de fogo.
A vítima denunciou o agente após ir a uma unidade hospitalar com a suspeita de estar grávida. No hospital, a equipe médica acionou o Conselho Tutelar. Após isso, a investigação se iniciou.
“Diante do conjunto probatório construído sob o crivo do contraditório e da ampla defesa, restou demonstrada que as condutas praticadas pelo servidor processado incorrem em crime bem como em transgressão (ões) disciplinar (es) prevista (s) na Lei Complementar nº 37/2004 (Estatuto da Polícia Civil) e revelam-se gravíssimas, incompatíveis com a função pública, com a dignidade da função policial, condutas dotadas de imensurável reprovabilidade, pois atingiu também a dignidade humana de uma adolescente, inadmissível, porquanto os fatos demonstram uma situação de escândalo por ocasião dos atos praticados terem ocorrido dentro da unidade policial quando a vítima procurou ajuda a um agente de segurança pública”, diz trecho da decisão.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar