Dia Mundial do Câncer: a importância de um diagnóstico precoce

onforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 704 mil novos casos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025

Foto: Freepik

No dia de hoje, 4 de fevereiro, é comemorado o Dia Mundial do Câncer. A data é uma oportunidade para alertar sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce da doença.

Em entrevista à TV Clube, a coordenadora de voluntariado da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Teresina (RFCC-PI), Lenora Campelo, revelou que a doença atinge cada vez mais pessoas e a importância de se ter um diagnóstico precoce.

“O câncer atinge as pessoas indiscriminadamente. E cada dia nós estamos diante de mais pessoas com câncer, independentemente da idade, independente da raça, independente da cor. Então a rede feminina tem buscado, ao longo desses últimos anos, intensificar, chamar a atenção para esse aumento da quantidade de pessoas com câncer. E tudo isso só é possível se a gente realizar o diagnóstico precoce”, contou.

A coordenadora disse ainda que o nosso corpo dá sinais de que algo está errado e que devemos buscar ajuda médica o mais cedo possível.

“O nosso corpo, ele emite sinais. Você tem um sangramento, você tem um inchaço, você tem um mal-estar. E a gente muitas vezes se acomoda. Então nós não podemos nos acomodar. É importante que a gente procure o médico”, ressaltou Lenora.

A RFCC-PI tem desenvolvido em Teresina, projetos que promovem o apoio, conscientização e acolhimento aos pacientes oncológicos e suas famílias, conforme conta Lenora.

“A rede feminina também tem buscado, além de conscientizar a importância do diagnóstico precoce, cuidar do paciente já diagnosticado, tentando aliviar esse sofrimento advindo do câncer. A gente fala de um cuidado que é humanizado, individualizado, mas também que permite esse aconchego durante todo esse processo que muitas vezes é bem longo do tratamento contra o câncer”, declarou.

Atuante desde 1987, a RFCC é uma entidade filantrópica que tem como objetivo a luta social no combate ao câncer. Para mais detalhes, é possível visitar a sede da instituição, localizada na avenida São Raimundo, 1000, bairro Piçarra, Centro de Teresina (PI).

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar