
Líder de indicações ao Oscar 2025, com um total de 13, o filme “Emilia Pérez” chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (06). O longa acumula polêmicas e se tornou um dos mais criticados da temporada de premiações.
O filme, dirigido por Jacques Audiard, fez história ao ter a primeira atriz trans indicada ao Oscar, Karla Sofía Gascón e se tornou a obra de língua não inglesa que recebeu mais indicações na história do prêmio.
Início promissor
Em maio de 2024, “Emilia Pérez” foi exibido no Festival de Cannes e recebeu vários elogios sobre as atuações das atrizes Zoe Saldaña, Selena Gomez e Adriana Paz. A direção também foi elogiada. No festival, o longa conquistou o prêmio do júri, o segundo mais importante do evento, e o de atuação feminina.
Na ocasião, Karla Sofía Gascón, se tornou a primeira trans a vencer por interpretação feminina no festival.
Em janeiro de 2025, o filme ganhou o Globo de Ouro de melhor filme em língua não inglesa. O brasileiro “Ainda estou aqui”, com Fernanda Torres, concorria na mesma categoria. No total, o filme francês ganhou em quatro categorias.
Surgimento de polêmicas
O filme aborda a cultura mexicana, contudo, recebeu inúmeras críticas da comunidade latina, por mostrar estereótipos do país. Além disso, o diretor foi criticado por não escalar atores mexicanos para atuarem no longa. Os escolhidos foram atores americanos e europeus com ascendência latina. A história se passa no México, no entanto, grande parte das cenas foram gravadas na França.
A abordagem da transexualidade é outro ponto criticado no filme. Visto como um “disfarce” e considerado problemático ao mostrar a transição de gênero de forma simplista e equivocada.
Tweets do passado
No final do mês de janeiro, uma jornalista canadense resgatou publicações da conta de Karla Sofía Gascón, na rede social X, entre 2020 e 2021. As publicações, consideradas ofensivas, abordam temas como islamismo e o caso George Floyd.
Com a repercussão do caso, a atriz desativou sua conta na rede social e pediu desculpas. No comunicado, ela relatou que faz parte de uma comunidade marginalizada e sabe o sofrimento que esse tipo de conteúdo causa nas pessoas. Karla ainda disse que sofreu ameaças com a divulgação do conteúdo.
A revelação das publicações, prejudicou a campanha de divulgação de “Emilia Pérez”. Segundo revistas americanas, a atriz estaria sendo afastada dos eventos de promoção do filme, devido à repercussão das polêmicas.
A história de “Emilia Pérez”
Adaptada do romance “Ecoute”’, do francês Boris Razon, a trama começa com a história de Rita (Zoe Saldana, americana de origem dominicana). Ela é uma advogada cansada de livrar criminosos da cadeia e recebe uma ligação de Manitas del Monte (Karla Sofía Gascón, espanhola já vista em novelas mexicanas), líder de um cartel de drogas na Cidade do México. Manitas quer que Rita o ajude a passar por uma cirurgia de redesignação sexual. Quer ainda que ela tire sua esposa, Jessí (Selena Gomez, americana, de origem mexicana) e seus filhos do país para protegê-los de seus inimigos.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
Fonte: Com informações G1 Pop & arte