4 de julho de 2025

Pré-treino: entenda como funciona e seus riscos

Alysson Camurça

Repórter
Publicado em 15/02/2025 18:00

Compartilhe:

Pré-treino (Foto: Freepik)

O pré-treino é utilizado por muitas pessoas como um instrumento para obter melhor desempenho durante as atividades físicas. Ele pode proporcionar uma combinação de energia, foco e resistência, de acordo com seus ingredientes.

Contudo, é importante entender os riscos para a saúde associados a essas substâncias. O fisiologista Carlos Cortez explica sobre como o pré-treino atua no seu corpo e seus riscos.

“Basicamente esse pré-treino vai atuar dentro do sistema cardiovascular, aumentando a injeção de sangue do corpo. Então se você tiver sensibilidade a algum desses componentes desse energético, você pode ter problema sérios, que vai desde uma arritmia ou podendo até mesmo enfartar”, contou.

O fisiologista frisou que os pré-treinos são remédios e que não podem ser utilizados sem uma prescrição médica. “Antes de você realizar qualquer tipo de atividade física, eu sempre aconselho, fale com seu médico. Faça uma consulta clínica, exames laboratoriais, exames básicos, para identificar principalmente se você tem carência nutricional ou até mesmo sensibilidade a algum componente químico daquele fármaco”, disse.

Carlos revelou ainda que há substâncias que podem fornecer essa energia de forma natural, sem o uso de fármacos. “O uso de creatina é muito bom, ele ajuda na recuperação muscular, é indicado para vários caso, não só para pessoas que treinam mas também para idosos”.

“Existem outros tipos de suplementos como a arginina, beta alanina, que também aumenta a quantidade de óxido nítrico. Isso você pode encontrar na alimentação, por isso quando você for estipular bons hábitos de vida, procure se alimentar bem, um nutricionista, um médico para fazer um exame bioquímico”, concluiu.

Leia também: