
Uma parte do solo da BR-316, em Picos (PI), ficou contaminado após o acidente com uma carreta que transportava etanol, segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
Conforme o auditor fiscal ambiental da Semarh, Renato Nogueira, cerca de 40 mil litros de etanol era transportado pelo veículo, porém o produto já está contido.
“O produto etanol continua no local, cerca de 40 mil litros estava condicionado nos dois tanques, mas o produto está contido. Ou seja, não há um risco iminente de nova contaminação, explosão ou incêndio”, disse.
Ainda segundo o auditor, uma empresa está realizando técnicas para recuperar o solo contaminado. “Desde o início do acidente, encontra-se no local também uma empresa de remediação e atendimento a emergências químicas. Então, esses profissionais ficam guardando o produto, guardando a área e tomando as ações de remediação, limpeza, transporto do produto que tem que ser feito, criação de acesso e outras ações”, acrescentou Renato.
Podem acontecer outras contaminações durante esse processo de retirada do produto do solo contaminado. Por isso, a Semarh deve voltar posteriormente ao local e verificar o tamanho exato da área contaminada, bem como indicar as ações de remediação.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!