Polícia investiga se funcionários participaram de golpe em pacientes com câncer

Segundo a polícia, os golpistas se passavam por médicas e solicitavam dinheiro às vítimas para a realização de exames.

A Polícia Civil do Piauí não descarta a participação de funcionários do Hospital São Marcos em golpes contra pacientes oncológicos em tratamento. Essa é uma das linhas de investigação confirmadas pelo delegado Humberto Mácola, da Delegacia de Crimes Virtuais.

Em entrevista à TV Clube nesta quarta-feira (19), Mácola explicou que os dados obtidos pelos criminosos são sigilosos e podem ter sido disponibilizados na deep web, onde páginas não são indexadas por mecanismos de busca. Outra hipótese é que profissionais da unidade hospitalar tenham facilitado a ação dos suspeitos.

“A primeira linha de investigação é o vazamento de dados da deepweb, através de invasão no sistema do hospital, e a segunda é a participação de pessoas do estabelecimento hospitalar. Essas duas linhas de investigação não estão descartadas, nós vamos aprofundar as investigações através da extração de dados que foram apreendidos hoje e, se isso estiver acontecendo, nós iremos tomar as medidas cabíveis”, frisou o delegado.

Entenda o caso

Quatro mulheres foram presas nesta quarta-feira (19) em Cuiabá (MT), suspeitas de integrar uma quadrilha que aplicava golpes em pacientes internados no setor de Oncologia do Hospital São Marcos, em Teresina. Segundo a polícia, os golpistas se passavam por médicas e solicitavam dinheiro às vítimas para a realização de exames que, na realidade, são custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Quadrilha que aplicava golpes em Teresina (Foto: DRCI-MT)

As suspeitas alegavam que os procedimentos haviam sido negados pelo plano de saúde. Pelo menos cinco pacientes foram vítimas do golpe no Piauí, resultando em um prejuízo de aproximadamente R$ 50 mil.

Confira a nota do Hospital São Marcos 

O Hospital São Marcos esclarece que, assim como outros hospitais de Teresina, também foi vítima da ação de uma quadrilha que aplicava golpes financeiros em pacientes e familiares.

Desde a identificação dos primeiros casos, a Diretoria tem colaborado com as investigações, fornecendo informações às autoridades e alertando a população sobre essa prática criminosa. O hospital reafirma seu compromisso com a segurança de seus pacientes e permanece ao lado da população, trabalhando em conjunto com as autoridades para evitar que este tipo de crime continue acontecendo.

Novamente orientamos que o Hospital São Marcos não solicita depósitos ou transferências bancárias por telefone. Qualquer solicitação financeira referente a tratamentos deve ser verificada diretamente com os canais oficiais do hospital.

Caso alguém receba um contato suspeito, orientamos que não realize pagamentos e denuncie imediatamente à policia.

Estamos à disposição para prestar qualquer esclarecimento adicional.

 

Leia mais:
Falsas médicas aplicavam golpes em familiares de pacientes com câncer

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar