Pais e alunos denunciam a falta de ônibus escolares nos povoados Lagoa da Mata e São Raimundo, na zona rural Leste de Teresina. Uma reportagem exibida na TV Clube mostrou a situação dos estudantes, que percorrem vários quilômetros, muitas vezes a pé, em busca da educação.
Francineide Teles, produtora de plantas ornamentais, lamentou as condições das principais vias da região. Durante o período de chuvas, o trecho, que possui vários buracos, se torna quase intrafegável devido à lama.
“Tem dias que não dá nem para ir, pois é muita chuva e muito buraco, não tem como levar as crianças. Meio-dia, quando volta, é no sol quente e o perigo também. Dois quilômetros a pé, se acontecer alguma coisa, não tem nem como a gente saber”, disse.
A falta de segurança é outro fator que preocupa a população, que busca o poder público para implantar os ônibus escolares na rota dos povoados.
A lavradora Maria Lucineide, que mora na comunidade desde criança, também enfrentou o mesmo problema na época em que estudava e se afastou da escola. Atualmente, ela tem um filho de 15 anos passando pela mesma situação, mas o incentiva a não desistir.
“No inverno, às vezes, ele não vai. Às vezes vai a pé, ou de bicicleta, ou o pai leva. Tem que ser assim”, lamenta.
Posicionamentos
A Eturb informou que está realizando vistorias nas vias rurais para identificar os problemas e incluir as demandas no cronograma da operação Tapa Buracos, realizada pela Prefeitura de Teresina.
A Polícia Militar reforçará o policiamento na região para coibir práticas criminosas no local. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) afirmou que planeja uma nova rota para os ônibus escolares da região, com início a partir da próxima segunda-feira (24).
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar