Corpo de Bombeiros orienta sobre o uso correto do gás de cozinha

Em entrevista à TV Clube, o 1° Tenente do Corpo de Bombeiros, Humberto Douglas, explicou como ocorre a explosão envolvendo gás nas residências. 

Muito utilizado nas residências brasileiras, o gás de cozinha requer cuidados para evitar a ocorrência de acidentes domésticos. Entre casos de vazamento e explosão, os consumidores devem ter atenção desde o momento da compra à instalação e manuseio do produto.

Em entrevista à TV Clube, o 1° Tenente do Corpo de Bombeiros, Humberto Douglas, explicou como ocorre a explosão envolvendo gás nas residências.

“O botijão não explode. O que acontece é que por ser um gás pesado, o botijão tende a ficar na parte inferior do cômodo. Então quando acontece a saturação, no ambiente, e ocorre o contato com centelha ou fonte de ignição, por exemplo, o acionamento de um interruptor, ocorre a explosão daquele ambiente. No entanto, a estrutura do vasilhame permanece intacta”, explicou.

Ainda conforme o 1° tenente, os consumidores devem ter atenção para realizar a compra segura do gás de cozinha, além de realizar a instalação de modo adequado.

“A população tem que ter ciência do uso de uma mangueira certificada, pelo INMETRO, hoje o tamanho preconizado é de 1,20m a 1,30m. O registro tem uma validade de cinco anos, contando desde a data da fabricação. Nossas normas regulamentadoras, também orientam que esse botijão seja colocado na parte externa da casa”, destacou.

 

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar