
Uma planta em formato de coelho, feita com musgo, fibra de coco e substrato, é a criação especial de Páscoa da TH Kokedamas, uma pequena empresa familiar de Teresina (PI) comandada por três gerações de mulheres: a artesã Thelma Magalhães, sua mãe Francisca e sua filha Lorena.
“Eu adapto os jarros para cada ocasião. No Dia das Mães fiz em formato de coração. No ano passado, para a Páscoa, eu fiz um jarro em formato de coelho e coloquei até os olhinhos, também monto um arco e ponho o santo no meio. Para esse ano, vou fazer em formato de cruz. Eu adapto para cada cliente, cada um tem seu estilo de vida”, contou Thelma.
A Kokedama, que significa literalmente “bola de musgo” em japonês, é uma técnica tradicional que substitui os vasos por um envoltório natural, formando um tipo de “jarro vivo”. Em Teresina, Thelma e a mãe ajustaram a prática ao clima da cidade.
“É uma forma de a gente passar sustentabilidade para todo mundo, porque as pessoas hoje em dia tentam sair dos plásticos. Com esse jarro natural, feito de musgo e fibra de coco, dentro tem substrato, que você pode passar vários dias sem regar, enquanto ele está úmido”, explicou.

Além da estética diferenciada e da economia de água, as Kokedamas são práticas para quem tem pouco tempo ou não possui tanta experiência com plantas. “Se você tem dez Kokedamas, você mergulha todas num balde de água. Com a mangueira, às vezes nem molha direito a planta. E também não tem adubo caindo, sujando. Você só precisa nutrir de mês em mês ou a cada dois meses”, disse Thelma.
A ideia da pequena empresa surgiu a partir de um momento delicado na família. “A minha mãe, depois que meu pai faleceu, ficou em depressão. A gente sempre fazia alguma coisa com plantas, como uma terapia. Começamos a fazer e fizemos para o aniversário da Lorena umas lembrancinhas. Foi um maior sucesso. A partir disso, todo mundo começou a encomendar e a gente começou a fazer”, lembrou.