
O piauiense Henrique Veloso, natural da cidade de Picos, está entre os melhores 10 enxadristas do Brasil. Ele está classificado em 7º lugar no ranking de melhores do xadrez brasileiro, na categoria Sub-20 Absoluto, no mês de abril, pela plataforma Chess.
Henrique também tem título de Mestre Nacional (NM), que é uma titulação concedida a enxadristas por federações nacionais a jogadores experientes e um rating mínimo de 2200.
“No ano passado, consegui elevar 250 pontos em poucos meses com participações em vários campeonatos e consegui alcançar essas colocações”, comenta Henrique.
Em março de 2025, Henrique jogou quatro torneios nas quatro semanas. Entre eles, conquistou o vice-campeonato teresinense de xadrez. No Aberto do Brasil, em Santa Luzia do Maranhão, torneio de nível nacional, ficou em terceiro lugar. Ele também jogou o memorial Bobby Fischer em João Pessoa e o torneio memorial João Orlando.
Engana-se quem pensa que os esforços de um enxadrista são apenas mentais – com expertise em cálculos, estratégias e táticas. Henrique comenta que a preparação física também é muito importante para suportar, por vezes, as longas partidas de xadrez.
“Para que eu possa aguentar alinhamentos durante quatro ou cinco horas em uma partida. E como são duas partidas por dia, na maioria dos torneios, então de 8h a 10h, dependendo da dificuldade das partidas”, explica o enxadrista.
Henrique é um dos piauiense com o benefício do Bolsa Atleta Piauí. “Neste ano, o Henrique segue com o benefício do Bolsa Atleta e a tendência é ir cada vez mais para o topo dos rankings”, afirma a secretária dos Esportes, Josiene Campelo.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
Fonte: Governo do Piauí