
A partir desta sexta-feira (25), os brasileiros poderão contratar o Crédito do Trabalhador pelos canais eletrônicos dos bancos habilitados. Até então, as contratações eram feitas exclusivamente pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).
Outra novidade é que, a partir de 6 de junho, trabalhadores que já têm um consignado ativo poderão migrar para a nova linha. Conhecida como “Consignado CLT”, essa modalidade oferece juros mais baixos para trabalhadores do setor privado, utilizando o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o volume de contratações já soma R$ 8 bilhões. Com a ampliação do acesso, o Ministério do Trabalho estima que esse número ultrapasse os R$ 100 bilhões até junho.
Como funciona
Para contratar o empréstimo, é necessário que o profissional autorize o acesso a seus dados pessoais, incluindo nome, CPF, margem salarial disponível para consignação e tempo de empresa.
Em até 24 horas, o trabalhador recebe as ofertas disponíveis e pode analisá-las. A contratação é feita diretamente pelo canal eletrônico do banco escolhido. As parcelas são descontadas mensalmente na folha de pagamento, o que serve como garantia para a instituição financeira.
Adesão por meio dos bancos
As instituições financeiras habilitadas pelo Governo Federal terão sua própria aba de contratação dentro dos sites e aplicativos. Confira o passo a passo:
- Acesse o aplicativo do seu banco;
- Busque a opção “Consignado do Trabalhador”. Algumas instituições também permitem fazer uma simulação antes da contratação.
- Preencha os dados solicitados.
- Após ler o contrato com cuidado e atenção, bastará clicar em “Contratar” e aguardar a confirmação por parte da instituição financeira.
Veja também: