
O arcebispo emérito de Teresina, Dom Jacinto Brito participou neste sábado (26) do sepultamento do Papa Francisco, realizado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma.
De acordo com o Vaticano, o rito durou cerca de 30 minutos e foi presidido pelo cardeal camerlengo, Kevin Farrell. A cerimônia não foi transmitida e contou apenas com a presença de sacerdotes e familiares do pontífice.
Dom Jacinto lembrou que a morte do Papa ocorreu durante o Jubileu da Esperança, tradição que permite aos fiéis obter a indulgência plenária mediante práticas como confissão, caridade e oração pelas intenções do Papa. A tradição também estabelece que os fiéis em peregrinação visitem as Basílicas Papais de Roma durante o Jubileu.
“Vou ter o privilégio, embora não desejado, de estar na missa de exéquias do Papa Francisco, celebrar com os outros irmãos bispos e com a Igreja essa despedida durante a santa missa”, relatou.
O arcebispo também destacou que mais de 50 mil pessoas passaram diante do corpo do Papa e que houve uma missa especial celebrada apenas por bispos, cardeais e padres brasileiros.
“Ele acolheu a todos, dialogou mesmo com quem não era da mesma fé ou credo religioso, sobretudo os encarcerados, os pobres, os doentes, os idosos e as crianças, por quem tinha especial predileção. Foi um homem que tocou as chagas de Cristo nesta terra, na dor e no sofrimento, se fazendo próximo“, afirmou.
O túmulo de Francisco, por escolha pessoal, é simples, contendo apenas a inscrição “Franciscus” e uma cruz. A pedra utilizada foi extraída da região da Ligúria, na Itália, onde nasceu o bisavô do pontífice.
Veja também:
Adeus ao Papa: piauienses estão entre os 100 primeiros a entrar na Basílica no Vaticano
Papa Francisco morre aos 88 anos
Papa Francisco morreu de AVC e colapso cardiovascular, diz Santa Sé
“Grande legado”: Dom Juarez lamenta morte de papa Francisco
Ex-arcebispo de Teresina vai ao Conclave para escolha do novo Papa
Governador decreta luto oficial pela morte de Papa Francisco e Arquidiocese realiza missa especial
Jornalista piauiense relembra encontro com o papa Francisco
Catedral de Picos toca os sinos 88 vezes em homenagem ao Papa Francisco
Arquidiocese de Teresina inicia celebração do Jubileu de 2025; veja programação
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar