
A Polícia Civil do Piauí emitiu um alerta à população sobre um novo golpe aplicado por criminosos que se passam por delegados de polícia. Os golpistas utilizam aplicativos de relacionamento para iniciar contato com as vítimas e, em seguida, passam a exigir pagamentos sob a alegação de que elas estariam sendo investigadas por crimes como pedofilia ou assédio sexual.
Segundo o alerta, os estelionatários afirmam que o pagamento serviria para encerrar investigações ou suspender procedimentos policiais. A polícia ressalta que essa prática é uma fraude grave e orienta que qualquer solicitação de pagamento feita em nome da instituição deve ser denunciada imediatamente.
A Polícia Civil também reforça que não exige pagamento algum para cumprir sua função legal, que é investigar, identificar criminosos e garantir a segurança da sociedade. Qualquer tentativa de extorsão ou exigência financeira feita em nome da polícia é ilegal e deve ser tratada como crime.
Como denunciar
Em caso de suspeita de golpe, a orientação é procurar uma delegacia de polícia ou entrar em contato com a Ouvidoria da Polícia Civil. As denúncias também podem ser feitas pelo site www.portal.pi.gov.br/pc ou pelo WhatsApp (86) 99485-0192.