
A estatal chinesa China General Nuclear Power Group (CGN) anunciou um investimento de mais de R$ 3 bilhões no setor de energia renovável do Piauí. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (12) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante agenda oficial na China, acompanhado do governador Rafael Fonteles.
Na ocasião, o governador assinou um memorando de entendimento com a CGN para a ampliação dos investimentos em projetos voltados à geração de energia solar, eólica e sistemas de armazenamento de energia. A empresa já atua no estado desde 2019, com empreendimentos em Ribeira do Piauí (energia solar) e Lagoa do Barro (energia eólica).
Com o novo aporte, a CGN pretende instalar novas usinas no estado, com capacidade total superior a 1,4 gigawatts. A expectativa é que o investimento gere mais de 5 mil empregos durante a fase de construção das unidades.
Além disso, a empresa demonstrou interesse em implantar e desenvolver um projeto piloto de geração termossolar, uma tecnologia que converte a radiação solar em eletricidade por meio de sistemas térmicos.