19 de junho de 2025

Justiça anula sentença e acusado pela morte de Janaína Bezerra será julgado novamente

Um novo julgamento será marcado, segundo a advogada Florence Rosa.

Mayrla Torres

Repórter
Publicado em 14/05/2025 14:05

Compartilhe:

Thiago Mayson e Janaína Bezerra (Foto: Reprodução)

Com informações da repórter Lívia Ferreira do g1 Piauí 
mayrlatorres@tvclube.com.br

O Tribunal de Justiça do Piauí anulou a sentença que condenava Thiago Mayson pela morte de Janaína Bezerra, ocorrida em janeiro de 2023. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (14), durante o julgamento do recurso de apelação apresentado pela defesa da vítima e pelo Ministério Público. Um novo julgamento será marcado, segundo a advogada Florence Rosa.

Thiago havia sido condenado a 18 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de homicídio culposo, estupro de vulnerável, vilipêndio de cadáver e fraude processual. No entanto, a defesa de Janaína conseguiu a anulação da sentença, argumentando que houve um erro na formulação dos quesitos apresentados aos jurados, o que resultou na condenação por homicídio culposo — quando não há intenção de matar — em vez de feminicídio.

“Ele foi condenado por esses crimes, mas em relação ao homicídio houve um equívoco nas perguntas. Por essa razão, ao invés de ter sido condenado por feminicídio, ele foi condenado por homicídio culposo”, explicou Florence.

A advogada afirmou que, por estar sob segredo de justiça, não pode dar detalhes sobre os erros apontados, mas ressaltou que eles estão relacionados à maneira como os quesitos foram apresentados ao júri. “Houve alguns problemas em relação aos quesitos, a forma através da qual a gente extrai a decisão dos jurados. Nós apontamos esses erros, o magistrado não acatou. Entramos com recurso, e o Tribunal anulou”, disse.

Com a anulação, o processo será devolvido à primeira instância e redistribuído para um novo juiz. “O senhor Thyago Myason será submetido a novo julgamento. Como a sentença foi anulada e o processo está no Tribunal de Justiça, agora ele retorna para a primeira instância, onde o juiz competente irá incluí-lo na pauta e definir a data da nova sessão”, concluiu a advogada.

O CRIME

Na madrugada de 28 de janeiro de 2023, durante uma festa no campus de Teresina, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Janaina da Silva Bezerra, estudante de Jornalismo, aos 22 anos, foi estuprada e assassinada em uma sala de estudo do curso de Matemática.

O acusado do crime é Thiago Mayson da Silva Barbosa, na época com 28 anos, que era mestrando em Matemática na mesma instituição.

Segundo as investigações, durante a festa, Thiago convidou Janaína para a sala, onde cometeu os crimes. A jovem foi encontrada com sinais de violência sexual e estrangulamento.

JULGAMENTO E CONDENAÇÃO

Thiago Mayson foi preso em flagrante no dia do crime e, após investigações, foi indiciado por homicídio qualificado, estupro de vulnerável, vilipêndio de cadáver e fraude processual. O julgamento ocorreu em 29 de setembro de 2023, após dois adiamentos.

O Tribunal do Júri condenou Thiago a 18 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de homicídio simples, estupro de vulnerável, vilipêndio de cadáver e fraude processual.

EXPULSÃO DO ACUSADO DA UFPI

Um ano após a condenação, em 26 de novembro de 2024, a UFPI expulsou Thiago Mayson da Silva Barbosa do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMAT/CCN Teresina). A decisão foi assinada pelo então reitor, Gildásio Guedes.

QUEM ERA JANAÍNA BEZERRA?

Janaína da Silva Bezerra, natural de Teresina, tinha 22 anos e cursava jornalismo na UFPI. Ela é descrita por amigos e familiares como uma jovem dedicada, sonhadora e comprometida com os estudos.

Ela era a primeira de sua família a ingressar no Ensino Superior. Sua morte causou grande comoção na comunidade acadêmica e na sociedade piauiense, gerando debates sobre segurança nos campi universitários e violência contra a mulher.

Leia também: