O site do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) segue apresentando instabilidades, causando transtornos a usuários que tentam regularizar documentações, como a transferência de veículos e outros serviços. Para evitar maiores prejuízos, o órgão emitiu, na última quinta-feira (2), uma nota informando a suspensão da exigência e fiscalização da Renovação Anual de Licenciamento até o dia 30 de junho de 2025, em todo o estado.
O economista Francisco Sousa relatou ao Bom Dia Piauí as dificuldades enfrentadas para emitir o documento necessário à transferência de um veículo. Segundo ele, ao tentar acessar o sistema, uma mensagem informa que a conta não pode ser acessada devido à mudança no sistema do órgão.
“Há situações de pessoas aguardando a liberação do licenciamento para viajar a outros estados. Tem taxista esperando para trabalhar. Trabalhador por aplicativo que comprou o veículo, a prestação vai vencer e está sem trabalhar por conta disso”, relatou.
Sistema fora do ar
Em comunicado oficial divulgado nas redes sociais, o Detran informou que o site passaria por mudanças e ficaria fora do ar durante o feriado do Dia do Trabalhador, em 1º de maio. No entanto, os problemas persistem, e usuários continuam relatando dificuldades.
À TV Clube, o Detran-PI informou que a manutenção e os investimentos no sistema de processamento de dados deveriam ser concluídos até o dia 9 de maio, mas a população continua reclamando da lentidão no atendimento e da indisponibilidade dos serviços.
Confira a nota do Detran
O Detran-PI, por meio da Portaria 97/2025, informa que, tendo em vista a transição e mudança do sistema de veículos, para garantir igualdade de condições e dar maior segurança ao usuário, fica suspensa a exigência e fiscalização da Renovação Anual de Licenciamento até o prazo
de 30 de junho de 2025 em todo o Estado do Piauí.
Ressalta que a suspensão da exigência e fiscalização da Renovação Anual de Licenciamento tem efeitos retroativos à data de 30/04/2025.