
A Diocese de Campo Maior (PI) realizou a exumação do corpo do 1° bispo do município, Dom Abel Alonso Núñez, falecido em março de 2003. A celebração aconteceu na Catedral de Santo Antônio, na segunda-feira (19), em alusão aos preparativos para a abertura do Jubileu da Diocese de Campo Maior, no dia 12 de junho.
O corpo do bispo espanhol estava enterrado na catedral a uma profundidade de aproximadamente 1,5 metro. O procedimento iniciou com a retirada da placa de mármore, que selava o túmulo.
Os restos mortais foram depositados em uma urna especial e levados a uma empresa funerária, responsável pelo processo de higienização. Em seguida, o corpo de Dom Abel retornou ao seu local de origem na catedral.
O administrador diocesano da catedral, Dom Francisco, presidiu uma missa com o rito próprio para os fiéis defuntos. A exumação, no entanto, aconteceu sem a presença de fiéis no templo. O ato aconteceu em caráter restrito, sendo permitida apenas a participação do bispo Dom Francisco e padres do clero diocesano.
“A exumação e o cuidado com os restos mortais de Dom Abel representam não apenas um ato de reverência, mas também um profundo reconhecimento à sua missão episcopal e à contribuição histórica na edificação da Igreja em Campo Maior”, informou a diocese.
LEIA TAMBÉM