27 de julho de 2025

Criança autista é esquecida duas vezes em ônibus escolar no Piauí; menino foi resgatado por populares

A TV Clube procurou a Secretaria de Educação de Buriti dos Lopes, mas ninguém se pronunciou sobre o ocorrido.

Mayrla Torres

Repórter
Publicado em 23/05/2025 09:33

Compartilhe:

Mãe levando o garoto à escola (Foto: Luiz Gustavo/TV Clube)

Uma criança autista de três anos foi esquecida por três horas dentro de um ônibus escolar em Buriti dos Lopes, município no interior do Piauí.

O caso ocorreu nesta semana e é o segundo episódio envolvendo a mesma criança. No primeiro caso, em março, o menino também foi deixado sozinho no veículo.

A criança mora com a família na comunidade Volta do Longar, a cerca de 5 km da escola. Diariamente, a mãe, Maria de Jesus, percorre um quilômetro em uma estrada vicinal para entregar o filho ao transporte escolar.

Segundo o relato da mãe, o filho foi colocado no ônibus pela monitora, como de costume. No entanto, ao retornar para casa no turno da tarde, a roupa da criança estava limpa, algo incomum para uma criança da educação infantil.

“Ele já estava com resfriado. E começou a apresentar febre, ele estava com muito calor e de casaco. Ele foi resgatado por populares e entregaram ele na direção. Segundo o relato delas mesmo, que elas mesmo informaram que o Vinicius estava muito suado e com sede”, detalhou a mãe.

A criança permaneceu trancada no veículo sob o forte calor por aproximadamente três horas. A direção da escola afirmou à mãe que a monitora responsável seguiu com as outras crianças para dentro da creche, sem perceber a ausência de Vinícius.

“Fizeram uma hipótese do que aconteceu. A monitora segue uma fila com as crianças, assim que desce do ônibus, para entrar na creche e ele ficou para trás. Só que ele é uma criança que não segue fila. Ele deve ter voltado e sentado na cadeira do ônibus, saindo da visibilidade do motorista”, considerou.

A avó do menino, Maria das Graças, relatou o impacto emocional do episódio na família. “Ele não me dá trabalho, eu cuido dele. Depois disso, eu não dormi à noite. Ficamos todos abalados”, desabafou.

Em nota, a Secretaria de Educação de Buriti dos Lopes informou que a situação foi resolvida em uma reunião com a família da criança e a unidade escolar. Confira a nota na íntegra abaixo:

A Secretaria de Educação, vem a público informar que, na ocorrência envolvendo o transporte escolar e um aluno da U. E. Bernadete Costa, já fora realizada a intervenção com reunião entre a família e os envolvidos na própria unidade escolar, onde todos foram envolvidos.

Tratamos o caso com máxima seriedade e já tomamos as providências cabíveis junto aos responsáveis para que sejam esclarecidos os fatos e adotadas as medidas necessárias que garantam a segurança e o bem-estar de todos os nossos alunos.

Reforçamos que a escola preza pelo cuidado, acolhimento e respeito às necessidades de cada estudante, e que situações como essa não condizem com os princípios que orientam nosso trabalho diário.

Leia também: