
O desembargador federal, Carlos Brandão, será o mais novo ministro do Superior Tribunal de Justiça(STJ). Ele é o terceiro piauiense a ocupar uma das 33 cadeiras do STJ. Brandão foi indicado pelo presidente Lula, como integrante de uma lista tríplice formada ainda, em outubro do ano passado.
Desde o início, o magistrado piauiense tinha a simpatia de Lula, e ganhou força com o apoio dos petistas Rafael Fonteles (governador) e Wellington Dias(ministro do Desenvolvimento Social). Além disso, contava com o respaldo do ministro do STF, Kassio Nunes Marques, que vem se aproximando do governo Lula. O presidente teria ligado ontem para o governador do Piauí comunicando sobre sua decisão.
Desembargador federal, Carlos Augusto Brandão goza de enorme prestígio na magistratura brasileira. Na sua carreira coleciona os títulos de professor do curso de Direito da UFPI, promotor de Justiça, procurador da República, advogado da União e juiz Federal. Brandão tem forte ligações com o meio ambiente e a cultura.