
A Ponte João Luís Ferreira – conhecida como Ponte Metálica – ficará com o tráfego suspenso por pelo menos três meses. Não há confirmação de quando iniciará a interdição.
A informação foi confirmada pela Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), responsável pela manutenção da ponte, nesta quinta-feira (29).
Conforme a Transnordestina, a interdição será necessária para intervenções de manutenção estrutural na ponte, que liga Teresina (PI) e Timon (MA).
“As obras serão iniciadas assim que houver liberação das prefeituras, uma vez que, para uma parte da primeira fase, será necessária a interdição do tráfego viário na ponte”, apontou a empresa.
A Transnordestina detalha que o trabalho será dividido em duas etapas:
- “A primeira incluirá manutenção no pavimento rodoviário e na via férrea. Nesta etapa, com duração total de 6 meses, haverá necessidade de interdição do tráfego rodoviário por cerca de três meses”.
- “A segunda fase, também com previsão de 6 meses de duração, inclui manutenção em pilares e estacas de fundação da ponte e são previstas apenas interferências pontuais no trânsito”.
VISTORIA CREA-PI
Em fevereiro de 2025, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) realizou uma vistoria na Ponte Metálica. Na fiscalização, o Crea constatou danos severos nos pilares, agravados pela erosão do leito do rio e pela corrosão acentuada dos elementos estruturais.
Conforme o Crea-PI, os problemas são oriundos de falhas de execução e de manutenção da obra, construída em 1910.
MAIS INFORMAÇÕES
Crea-PI recomenda manutenção emergencial e monitoramento da Ponte Metálica
Ponte Metálica vai ser interditada para obras
Após inspeção, Crea-PI afirma que Ponte Metálica não corre risco de desabamento
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!