O município de Corrente, localizado a cerca de 650 km de Teresina, no Sul do Piauí, registrou nesta sexta-feira (30) a menor temperatura do estado em 2025, com 14,6 ºC nas primeiras horas da manhã.
O fenômeno está relacionado à aproximação do inverno no Hemisfério Sul, que tem início no dia 20 de junho. Segundo a climatologista da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Sara Cardoso, é comum nesta época do ano a ocorrência de temperaturas mais baixas nas primeiras horas do dia.
A previsão é de que os termômetros marquem índices ainda menores nos próximos dias em municípios da região Sul, com possibilidade de chegarem aos 10 ºC. Entre os mais afetados estão Gilbués, Corrente, Alvorada do Gurguéia e Bom Jesus.
“Isso já ocorreu outras vezes. No ano passado, inclusive, nós observamos temperaturas de 10 ºC na região de Corrente. Outra área que também estamos observando uma temperatura bem amena nas primeiras horas da manhã é Oeiras. Durante esta semana, de maneira recorrente, pelo menos durante quatro dias, nós percebemos temperaturas de 17 ºC”, explicou Sara Cardoso.
Por outro lado, outras cidades registraram altas temperaturas, chegando aos 38 ºC, como Alvorada do Gurguéia e São João do Piauí, o que caracteriza um clima típico de deserto, condição comum para esta época do ano.
“Quando a gente fala de inverno no Hemisfério Sul, esse inverno não vem trazer chuvas. Ele impacta, principalmente, na diminuição da temperatura. Aqui, no Piauí, principalmente, essas temperaturas mais amenas a gente vai observar nas primeiras horas da manhã, incluindo Teresina”, destacou a climatologista.