15 de agosto de 2025

Relator viaja à China e depoimentos na CPI da Águas de Teresina são suspensos

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 12/06/2025 10:33

Compartilhe:

Joaquim do Arroz (Foto: Jonas Carvalho)

As oitivas da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Águas de Teresina estão suspensas até o dia 25 de junho. A decisão tem a ver com a ausência do relator, Joaquim do Arroz (PT), que viajará à China na próxima sexta-feira (14).

Em entrevista ao Portal ClubeNews, nesta quinta-feira (12), Joaquim do Arroz disse que os demais membros da comissão são contrários à manifestação do presidente, vereador Petrus Evelyn (Progressistas), de suspender as atividades.

“É uma atitude dele. Cada um tem seu CPF e diz o que quer. Ninguém concorda dessa forma (de suspender a CPI). As oitivas vão ficar suspensas até o dia 25 porque o relator vai estar ausente. Só pode haver oitiva com a presença do relator”, declarou.

A suspensão da CPI foi anunciada na manhã de quarta-feira (11), durante coletiva de imprensa. A motivação seria, segundo o vereador, as acusações de membros da Comissão sobre um possível favorecimento financeiro para retardar as atividades investigativas.

Para que seja suspensa, o requerimento precisa da anuência da maioria dos membros da CPI, que é formada por cinco vereadores. Além disso, a comissão tem prazo e poderá ser encerrada ao final do mês caso o presidente não solicite a prorrogação das investigações.

Petrus Evelyn também sugeriu, durante seu pronunciamento, a quebra dos sigilos bancário e telefônico de todos os componentes da CPI. Questionado sobre o assunto, Joaquim do Arroz afirmou ser contrário à medida.

“Eu não abro o meu sigilo. (A discussão entre vereadores) Não contribui em nada nem para a comissão e nem para a Teresina. Isso é uma questão partidária, eles são da mesma filosofia”, concluiu.

LEIA MAIS

Com prazo vencendo, CPI da Águas de Teresina pode acabar definitivamente

Petrus Evelyn pede suspensão da CPI da Águas de Teresina e quebra do sigilo bancário de vereadores

Edson Melo depõe na CPI da Águas de Teresina e confirma revisão no contrato de concessão

Vídeo: vereadores batem boca, sessão é suspensa e relator ameaça deixar CPI da Águas de Teresina

Após troca de insultos na Câmara, vereador pede para deixar CPI





📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: