27 de agosto de 2025

Vereadores de Teresina viajam ao exterior antes do recesso parlamentar; veja nomes

O roteiro dos parlamentares inclui países, como China, Itália e Estados Unidos.

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 14/06/2025 16:00

Compartilhe:

Daniel Carvalho, Joaquim do Arroz e Zé Filho (Foto: Câmara de Teresina)

Três vereadores de Teresina (PI) solicitaram à Câmara Municipal um pedido de autorização para deixar o Brasil, temporariamente, neste mês de junho. O roteiro dos parlamentares inclui países, como China, Itália e Estados Unidos.

Os trabalhos do Poder Legislativo referentes ao primeiro semestre de 2025 ainda não finalizaram. O recesso parlamentar só deve iniciar no mês de julho, após a votação da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) de 2026.

Os requerimentos de anuência para afastamento do território nacional, entretanto, já foram aprovados durante votação em plenário. Nesse período, os suplentes de cada parlamentar não serão convocados, já que o tempo de licença não excede o período de 60 dias.

Ásia

O vereador Joaquim do Arroz (PT) viajou à China na sexta-feira (13) a convite do governo local do país asiático. O parlamentar piauiense permanecerá em território chinês até o dia 23 de junho, desembarcando no Piauí no dia seguinte.

Joaquim do Arroz é o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Águas de Teresina e, em virtude da viagem, os depoimentos da CPI estarão suspensos.

“As oitivas vão ficar suspensas até o dia 25 porque o relator vai estar ausente. Só pode haver oitiva com a presença do relator”, declarou em entrevista ao Portal ClubeNews, na quinta-feira (12).

Europa e América do Norte

O vereador Daniel Carvalho (MDB) vai se ausentar do Brasil durante o período de 21 de junho a 16 de julho, para viajar à Itália. Ele é um dos componentes da CPI do Déficit Financeiro, instalada no dia 3 de junho, para investigar o rombo de mais de R$ 3 bilhões nas contas da Prefeitura de Teresina.

Já o vereador Zé Filho (PSD) solicitou autorização para cumprir viagem aos Estados Unidos entre 14 de junho e 14 de julho, sendo o maior tempo de ausência do Brasil dentre os três parlamentares.

Como justificativa, os três parlamentares informaram à Câmara que “a viagem não incidirá nenhum ônus para a Câmara Municipal de Teresina, o que implica na impossibilidade de risco que comprometa à sua gestão administrativa-financeira, sendo que todas as despesas serão custeadas, exclusivamente, às expensas do parlamentar”.

Os requerimentos encaminhados à Mesa Diretora da Câmara, no entanto, não especificam a finalidade das respectivas viagens. Ao Portal ClubeNews a assessoria de comunicação do vereador Daniel Carvalho explicou que o parlamentar fará uma viagem pessoal.

Em relação à viagem do vereador Zé Filho, a assessoria do parlamentar comunicou que se trata de uma viagem familiar, programa há um ano.

“É um afastamento por motivos pessoais para uma viagem familiar programada há um ano, autorizada pelo plenário, conforme prevê a lei”, informou.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: